EGRIC – 35 anos no estudo e difusão da espeleologia.


No ano de 2014, o EGRIC – Espeleo Grupo Rio Claro realizou seu 35º aniversário. O grupo fundado em 05 de maio de 1979 vem difundindo desde seu início a espeleologia tomando por base para proteção das cavidades naturais a preservação da natureza e do meio ambiente. Além da realização, organização e participação de encontros e congressos, o EGRIC por meio de cursos e palestras busca espalhar esse conhecimento e essa ciência que apesar de ter avançado nos últimos anos ainda se encontra bastante inexplorada.

Certificados, congressos e encontros realizados/organizados pelo EGRIC em:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.764070066987965.1073741840.698294013565571&type=3

16º Congresso Nacional de Espeleologia realizado pelo EGRIC em Rio Claro.

16º Congresso Nacional de Espeleologia realizado pelo EGRIC em Rio Claro.

Neste ano, o EGRIC na continuação de seus trabalhos ministrou na UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP, na XI SemEAr – Semana de Estudos da Engenharia Ambiental, uma palestra sobre Espeleologia: O estudo de cavernas voltado para área ambiental. A apresentação consistiu numa explicação sobre o que é espeleologia, sua evolução, e conscientização para preservação das cavidades naturais além de uma visita técnica a Toca do Paredão e a Gruta do Fazendão, ambas cavernas localizadas na Serra de Itaqueri em Itirapina – SP.

Visita técnica as cavidades da Serra de Itaqueri em Itirapina - SP

Visita técnica as cavidades da Serra de Itaqueri em Itirapina – SP

Fora a palestra e presença na SemEAr o EGRIC, assim como anos anteriores, deu continuidade a sua participação na SEGESP – Semana de Estudos Geológicos do Estado de São Paulo, que neste ano teve sua 44ª edição. O grupo realizou  uma oficina de Topografia em Cavernas dividida em parte teórica com explicação sobre a espeleologia e as técnicas, métodos e padrões para mapeamento de cavidades naturais e em parte prática com a demarcação de uma área para topografia no entorno da UNESP que simulasse uma caverna.

Parte prática da oficina ministrada pelo EGRIC sobre Topografia em Caverna.

Participantes da parte prática da oficina ministrada pelo EGRIC sobre Topografia em Caverna.

A palestra e a oficina ministrada pelo EGRIC na semana de estudos dos cursos da Eng. Ambiental e Geologia teve como objetivo a divulgação do grupo e a difusão da espeleologia com a conscientização sobre a importância das cavidades naturais que, outrora, era vista mais como atividade esportiva, turística e agora possui um grande arcabouço científico. O reconhecimento dessa ciência no meio acadêmico é de grande interesse para a realização de mais trabalhos nessa área que possui uma enorme multidisciplinaridade envolvendo cursos como a geologia, biologia, arqueologia, paleontologia, ecologia, geografia, engenharia ambiental entre outros.

O espeleo grupo Rio Claro tem um grande prazer em divulgar a espeleologia. Nas participações desse ano, fica o agradecimento em ser recebido de forma calorosa e positiva pelos interessados nessa ciência que ainda tem muito a crescer.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s