Espeleologia


Cavernas são locais fascinantes,

repletos de mistérios, compostos por espaços vazios  existentes  dentro das rochas. Alguns destes espaços chegam, em algum momento de sua evolução, a apresentar uma conexão com a superfície, de forma a tornar acessível ao homem as belezas do seu interior.

O Brasil é um país com enorme potencial espeleológico. Hoje, existem cadastradas na sociedade brasileira de espeleologia (SBE), 5.404 cavidades naturas. É necessário lembrar que este número poderia aumentar muito ainda, dado que muitas cavernas que são conhecidas não são cadastradas e um número ainda maior de cavernas ainda estão por ser visitadas e conhecidas.

O espeleólogo é aquele que pratica ou estuda a espeleologia. Espeleologia é o estudo das cavernas, para a compreensão deste ecossistema tão peculiar. A espeleologia como ciência, abrange várias áreas do conhecimento, como geologia, geografia, arqueologia, paleontologia, biologia, dentre outras. A necessidade desta interdisciplinaridade resulta da peculiaridade destes ambientes. Podem ser estudados, desde a gênese da cavidade, através da sua morfologia, sedimentologia, formação de espeleotemas, estudos paleoambientais, estudos da fauna e flora, estudos de ocupações passadas que por ali habitaram, estudos de restos fossilizados de animais, etc.

Para se desenvolver esses temas, ou seja, para ser espeleólogo, é necessário ir (campo), a cavernas, e este simples fato conduz a muitas emoções. Nem  sempre as cavernas se situam em locais próximos a grandes centros e de fácil acesso. Muitas vezes é necessário viajar, caminhar, atravessar rios, subir morros, etc. Além do que,  após encontrar a entrada de uma caverna, é necessário andar dentro dela, explorá-la, o que também algumas vezes pode não ser uma tarefa muito fácil, envolvendo rastejamento, escaladas, técnicas verticais, tudo isso com direito a muita lama!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s