História da espeleologia


A história da Espeleologia remonta a origem do homem, que em tempos pré-históricos usavam-nas como abrigo. Os achados mais antigos da presença do homem nas cavernas datam de 450 mil anos atrás, e foram encontrados na Gruta Arago, na região francesa de Tautavel. Nesta gruta foi encontrado o esqueleto do mais antigo povoador europeu, batizado como Homem de Tautavel. Com a evolução, este primata dá origem ao Homem do Paleolítico Superior, muito mais avançado que o anterior.

Entre 350.000 a.C. e 10.000 a.C.surgem as primeiras pinturas rupestres, ilustrando principalmente cenas domésticas e de caça. Com o final das eras glaciais, o homem acaba deixando as cavernas para se instalar nos campos. Nesta época as cavernas passam a ser usadas como armazéns, lugares de culto ou túmulos.

Na Idade Média as cavernas passam a ser consideradas como abrigo do demônio e lugares malditos, onde se escondem os leprosos e os doentes da peste. Essa visão só muda a partir da segunda metade do século XIX, quando as cavidades naturais voltam a ser alvo de visitas e explorações – o que aumenta devido à busca do salitre para a fabricação de pólvora.

Somente no início do século XX o homem passou a tratar a exploração das cavernas como uma ciência. As primeiras expedições de carácter científico eram motivadas pela Paleontologia, ciência que busca os vestígios do homem e dos animais pré-históricos. O primeiro a encarar a caverna como um objeto científico foi o francês Edouard Alfred Martel , conhecido mais tarde como o “pai da espeleologia”. Seus trabalhos sobre as cavernas abriram um novo caminho para os pesquisadores e aventureiros do passado.

No Brasil, as pesquisas do naturalista dinamarquês Peter Wilhelm Lund abriram as portas da espeleologia em 1835, com a exploração das cavernas na região de Lagoa Santa e Curvelo. Apesar de seus trabalhos serem voltados para a paleontologia, suas descrições e mapas permitiram atribuir um caráter espeleológico científico às suas atividades.

Quer saber mais?

www.sbe.com.br

www.redespeleo.org.br

Ou visite as reuniões do EGRIC!

Para mais informações: egric@bol.com.br

Carolina Matumoto

Secretária do EGRIC

Gestão 2009/2010

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s